Viver Bem

Fotos: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Ronaldo Leão Rêgo e sua  horta vertical: pouco espaço e várias plantas

Fotos: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Ronaldo Leão Rêgo e sua horta vertical: pouco espaço e várias plantas

Vida sustentável

Um mundo de cheiros e sabores

Hortas caseiras podem ocupar pouco espaço e são garantia de produtos frescos à mesa. Além de prazeroso, o cultivo dessas plantas colabora para diminuir as despesas na feira no final do mês

Publicado em 14/03/2010 | Fernanda Trisotto, especial

As panelas estão no fogão, mas falta dar sabor à comida. Nessa hora, nada de produtos industrializados: é do quintal de casa que vêm as ervas que darão aquele gostinho especial à refeição. As hortas caseiras não ocupam muito espaço e são ideais para o cultivo de ervas e verduras. Além da praticidade de ter as plantas ao alcance das mãos e do prazer em mexer na terra, elas geram economia e benefícios ao meio ambiente: os produtos são consumidos lentamente, duram mais tempo e não exigem o uso de embalagens. De acordo com o blog ambiental Treehugger (www.treehugger.com), um investimento de 50 dólares em ferramentas de jardinagem pode resultar em mais de mil dólares em vegetais depois de um ano.

Para o arquiteto e designer Ro­­­naldo Leão Rêgo, as hortas caseiras não trazem apenas as vantagens de consumir alimentos or­­gânicos e ter um custo final me­­­­nor. “Também há menos desperdício porque você pode co­­­lher apenas a quantidade necessária para a refeição e o restante continua crescendo”, diz. Quan­­­do se apo­­­sentou, ele decidiu estudar as plantas. Da paixão pelas ervas surgiu a ideia de planejar hortas como profissão. Então ele montou a Horgânica Cul­­tivos Saudáveis, que desenvolve projetos específicos para pessoas que desejam montar a própria horta.

O espaço não é problema. Quintais, jardins, varandas e áreas de serviço podem gerar hortas bastante produtivas. Rêgo começou plantando as mudas em pequenas floreiras de plástico. “Só em vasos, é possível plantar quatro mudas”, afirma. As tradicionais ervas aromáticas e pimentas se adaptam bem ao espaço reduzido, mas ele faz testes de cultivo com outras plantas. As folhosas – como alface, rúcula e almeirão – se desenvolvem muito bem.

Agora ele pretende expandir as culturas, com brócolis, couve-flor, repolho e morangos. “São plantas que demoram muito tempo para crescer, por outro lado, duram mais tempo se consumidas lentamente”, pondera. Até mesmo árvores frutíferas podem ser cultivadas nas hortas caseiras. Limão, maracujá, araçá e jabuticaba podem ser plantados em vasos grandes. “Em apartamentos de cobertura dá para fazer um verdadeiro jardim botânico”, conta animado.

Hábito prazeroso

Mesmo sem ter um grande espaço disponível na casa em que mora, o funcionário público Luiz de Moraes Junior cultiva a própria horta mais interessado nas vantagens para a saúde do que na economia. “O ganho está na qualidade dos alimentos orgânicos, colhidos na hora, e no prazer de tê-los na janela da cozinha quando você precisa”, afirma o funcionário público Luiz de Moraes Junior, dono de uma horta vertical: uma grade de madeira com prateleiras que fica em uma das paredes da casa.

Inicialmente, Junior fez um teste em uma pequena área do quintal. “Plantei um pé de alecrim e um de sálvia e descobri as vantagens de ter ervas frescas. É incrível como ampliam as possibilidades, permitindo criar comidas simples e muito saborosas”, conta. Como gosta de cozinhar para a família e amigos, a solução foi ampliar a variedade de ervas cultivadas. “Começamos com uma floreira simples, com ervas, depois evoluímos para a horta vertical, acrescentando também verduras orgânicas”, diz.

Os cuidados com as plantas não tomam muito tempo da rotina de Junior. “É fácil cuidar da horta, basta aguar as plantas todo dia, coisa de minutos. De vez em quando, mato alguns insetos também”, diz. Junior faz um alerta: por causa do clima curitibano, a horta também precisa de manutenção profissional. Por isso, uma ou duas vezes ao ano ele planta novas mudas. Para ele, a experiência de ter a própria hora é gratificante. “Vale a pena pelo prazer que ela proporciona, pela curtição e diversão do cozinheiro”, afirma.

ALECRIM
De sabor fresco e doce, o alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco, carneiro e alguns pratos de peixe. Dá sabor especial às batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.

CEBOLINHA
Cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.

CEREFÓLIO
O cerefólio é uma erva originária da região mediterrânea da Europa, sendo conhecido como "folha da alegria". Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme, sopas ou carnes assadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.

COENTRO
Muito conhecido da cozinha brasileira, em especial da cozinha do Norte e Nordeste, o coentro tem um aroma singular que combina muito com pratos de frutos do mar na forma de marinadas, moquecas e caldos de peixe. Também usado em saladas de tomate, coentro e azeite. Faz parte do famoso molho curry.

ENDRO DILL
Mencionado na Bíblia como produto para pagamento de impostos, o dill era uma erva de alto valor comercial entre os romanos. Os egípcios já conheciam o dill como erva medicinal. Existem referências dos gregos antigos quanto a sua utilização para curar soluços. Na Índia, existe uma longa tradição com o dill, tanto culinária quanto medicinal. As folhas do dill dão um sabor suave e agradável à comida pouco temperada como arroz, sopas, saladas e peixes. Suas sementes e folhas são essenciais no preparo de picles e vinagres aromáticos. Também faz parte dos ingredientes do molho curry

HORTELÃ
Aromática e perfumada, a hortelã é básica na cozinha árabe, tanto no preparo de pratos típicos quanto na decoração. Também é muito usada no preparo de chás, assados e grelhados, em geral. É indicada para enriquecer sobremesas. Segundo a mitologia grega, Mentha era uma ninfa de um deus grego, transformada em Hortelã pela maldição de sua esposa enciumada. Por seu perfume marcante, era tratada quase como erva sagrada pelos árabes. Como eram ameaçadas de morte por haverem bebido vinho, as mulheres romanas mascavam hortelã com mel para disfarçar o hálito. Existem referências sobre seu uso em pisos de sinagogas e igrejas italianas. Foi eleita a “erva do ano”, em 1998 pela IHA (International Herb Association).

LAVANDA
Em receitas antigas era utilizada em pequenas quantidades para temperar carnes, em especial porco, e legumes.

MAJERICÃO
(20 espécies)
O manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. As folhas do manjericão são muito delicadas. Procure acrescentá-las ao prato cozido, no último instante. O manjericão genovese ou basílico, o anão ou minete e o de folhas finas são usados cruas em molhos, massas, saladas e para fazer molho pesto.

MANJERONA
As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e italiana. São usadas no preparo de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas, e para dar sabor em óleos e vinagres. Ótimo no preparo de condimentos para suflês, omeletes, batatas e pratos com queijo.
Da família do orégano, a manjerona era uma das ervas favoritas de Afrodite (deusa do amor) e simbolizava a felicidade. Até hoje, é tida como a erva do amor eterno, usada em enfeites por noivos e amantes. Quem visita a Grécia, se depara com manjeronas silvestres cobrindo a paisagem, exalando seu perfume singular. Foi introduzida na Europa na Idade Média, sendo muito apreciada pelas damas sob a forma de sachês.

ORÉGANO
De sabor forte e aromático, o orégano combina bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, especialmente em pizzas. Pode, também, ser usado em omeletes, assados e pratos com queijo. Faz parte do famoso Fines Herbes*** (tempero francês com várias ervas).

SALSÃO/AIPO
Com folhas aromáticas e saborosas, é indicado para dar sabor a sopas, cozidos, peixes, aves e assados em geral.

SALSINHA
De aroma suave e agradável, é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. Geralmente é usada no clássico Bouquet Garni*

SÁLVIA
Suas folhas aveludadas emprestam fina decoração em pratos prontos para servir. A sálvia é muito usada na cozinha alemã e do norte europeu, no preparo de salsichas e carnes mais ricas em gordura, coelhos e caças. Na Itália, também é utilizado no fígado.

TOMILHO
Muito popular na Europa Mediterrânea, é parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence** (temperos franceses com várias ervas) e do clássico Bouquet Garni*.
Combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho.

ALGUNS CUIDADOS COM MANUTENÇÃO:


Os vasos e floreiras têm que ser molhados com freqüência: uma vez ao dia no verão (dependendo do calor até duas vezes num mesmo dia, especialmente salsa, salsão, e coentro) e em dias mais frios a cada dois dias.
Procure molhar de manhã cedo ou ao final do dia. Para verificar a umidade da terra coloque o dedo.

Colha a cebolinha escorregando até embaixo, como se estivesse descascando uma banana.

As ervas gostam de sol e não toleram temperaturas muito frias (abaixo de 6º Celsius-especialmente os manjericões).

Em caso de bichos, pulgões e outras pragas ou para reposição de mudas entre com contato conosco.

Sobre a horgânica:

My photo
Curitiba, Paraná, Brazil
horganica@hotmail.com 41 9945-5948

Horta Alta

Horta Alta

horta de parede

horta de parede
Sorry, the page you were looking for in this blog does not exist.
Sorry, the page you were looking for in this blog does not exist.